sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Mistério Esotérico de Afrodite no Processo Interno



(O Nascimento de Vênus, 1486, Botticelli)

Afrodite, deusa do amor e beleza, emergiu da espuma do mar em Pafos, na ilha de Chipre em 3200 AEC. À ela foi dado muitos nomes, um dos quais era Anadiomeni, que em grego significa "aquela que emerge".

Na maioria das vezes ela era retratada como uma virgem inocente com um corpo etéro incorruptível, um corpo nu preenchido com uma radiância divina. Como uma deusa cativante, irresistível e invencível, Afrodite exerce seus grandes poderes sobre os seres humanos bem como nos animais e plantas, mantendo e sustendo a vida. Na maioria das vezes, ela é retratada usando roupas lindas e sedutoras tecidas especialmente para ela pelas Graças. Às vezes, ela é representada como uma mulher sedutora porque ela excita as emoções, pensamentos e instintos humanos.

Antigos hinos gregos dedicados à Afrodite sempre veneram sua beleza e esplendor. Ela é também mencionada como uma deusa da luz, a "brilhante estrela dos Céus", Ourania (filha dos Céus) e esposa de Hefesto/Vulcano, o deus do fogo celestial, o filho feio e coxo de Zeus e Hera, que representa outro símbolo do "processo interno" no qual as qualidades do fogo, tanto celestial quanto terrestre, trabalham dentro da natureza divina e humana. Hefesto é a personificação do aspecto oscilante e cambiante das chamas que se transformam e se transmutam no "calor" da vida.

Mais conhecida como Vênus/Afrodite, sua mais popular representação é como a deusa do amor e fertilidade, beleza e regeneração, que acalma o mar e pacifica a natureza, significando que suas qualidades equilibram e harmonizam as emoções e instintos humanos. Os simbolos associados à Afrodite incluem o cisne, o golfinho, a rosa e a pomba. Por isso, ela é chamada de Galinaie e Efrlia, que significa "aquela que traz a calma" e a "protetora dos barcos e jornadas seguras". Ela é também a deusa da primavera e, a cada primavera, se reune com seu amante cíprio, Adônis, que morre ao final de cada verão somente para ressuscitar a cada primavera e despertar a natureza de seu sono invernal.

Como um arquétipo de beleza e amor, Afrodite sempre usou uma linda coroa (eustéfanos em grego). Através de seus atributos, ela representa o aspecto feminino de Eros, a parte de amor e beleza que mergulhou na matéria e inconsciência, esperando sua emergência do mar inconsciente dos instintos. Sua materialização sinaliza o aparecimento de sua verdadeira incorruptível essência de amor puro.


(Venus Verticordia, 1868, Dante Gabriel Rossetti)


A Tranformação de Afrodite

Afrodite é a pura essência da beleza e amor que redime a matéria escura da inconsciência e ignorância, pois tal como seu filho, Eros, ou o grande Phanes/Eros, ela representa o poder divino dentro de sua natureza virgem celestial que atrai e guia a consciência humana de dentro de volta à sua fonte. Ela representa a natureza transcendente e divina dentro dos humanos ao que isso emerge de sua insconsciência. Eros, por outro lado, representa a força magnética que ativa as qualidades da alma do Divino amor e beleza que se estende e se manifesta na natureza humana. Eros, a pura essência do amor e beleza, descende dos Céus, enquanto Afrodite, nossa divina natureza interior, ascende. Ambos são parte do mesmo processo interno e juntos eles guiam a consciência humana de volta a sua fonte. Desta forma, alguns mitos representam Eros como filho de Afrodite.

Em seus mitos, Afrodite governa o coração de todos os humanos e, de acordo com sua vontade, ela tanto salva as pessoas de seus processos e ordálias, quanto imprudentemente as impulsiona em aventuras de amor e affairs que geralmente terminam desastrosamente, tais como aquelas de Helena de Troia, Medeia, Fedra e Pasífae. As dificuldades, ordálias e processos são o que todo buscador sincero e sério deve passar. Em verdade, eles são os processos de purificação e iniciação dos elementos (fogo, água, ar e terra) que cada buscador deve experimentar de modo a superar sua natureza animal, como retratado na sexta carta dos Arcanos Maiores do Tarot. 


Vênus, Aquela que mostra o caminho

Na mitologia sumeriana, Afrodite/Vênus é chamada "Ela que mostra o caminho para as estrelas". Ela era a filha da Lua e irmã do Sol e, desde que ela apareceu no amanhecer e no anoitecer (como uma estrela), foi muito natural que ela fosse considerada como um tipo de elo entre as deidades da luz e da escuridão. Assim, embora o Sol seja seu irmão, ela tinha a deusa do submundo como uma irmã. Os sumérios a conheciam como "A Valente" e "A Senhora das Batalhas".

Os órficos chamavam Afrodite de Pontogenis, significando "nascida do mar". Ela não era vista como uma deusa que governava sobre o amor carnal mas muito mais como uma deusa cosmogônica que deu o estímulo irresistível ao Éter/Zeus para criar formas fora da substância da Terra. Em uma outra tradição, Afrodite nasceu do ovo de uma pomba que caiu dos Céus.

Intuição nos diz que Afrodite é a senhora das formas-pensamento, que govena os corpos etérico e astral do homem. Por isso, seu processo interno não pode ser separado do de Eros pois ambos, através de seus poderes e essências individuais, reformam os corpos astral e etérico do buscador de acordo com o modelo arquetipal perfeito.

Como parte do processo interno, nós sabemos que Marte, o deus da guerra, foi cativado pela beleza e charme de Afrodite. Na psicologia esotérica, ele representa pensamentos e emoções incontroláveis, e a força e poder cegos dentro da natureza humana. Por isso, em um certo nível de trabalho interno, nós interpretamos sua descrição de Marte como representativo dos instintos incontroláveis da psique. Ele deve se deixar ser atraído pelo charme de Afrodite e ser sobrecarregado e domado por seu apelo magnético e coativo.

De acordo com Platão, o amor é atribuido à Afrodite, a profecia a Apolo, os mistérios a Dionísio e a poesia às Musas. Platão nos diz que o mais importante desses dons divinos é o Amor Divino por duas razões. Em primeiro lugar, sem o impulso do amor puro, os outros dons da profecia, mistérios e poesia permaneceriam inférteis, inativos e estéreis. Eles precisam do impulso palpitante e vibrante do Amor Divino pra assim serem constantemente nutridos e sustentados. Em segundo lugar, porque somente a essência do amor pode levar o amante ao amado, e a medida que o amor é dirigido ao sublime, ele une a mente de um buscador mais intimamente. 


Hino Órfico à Afrodite



Filha de Oceano
De beleza incrível, nós Te honramos.
Tu governas a terra profunda,
O Céu circundante,
Os mares tempestuosos
E tudo o que há neles.
Mãe do doce matrimônio,
Tu que unes o mundo
Com risos e harmonia;
Mesmo as Moiras Te obedecem.
Todos os olhos procuram a Ti.
Dê-nos a beleza e o amor.
Encantada com segredos
e festas luxuosas
Tu és concórdia
e persuasão.
Tu és a linda Necessidade
Ainda no frenesi do tubarão,
Delicada como a espuma do mar de Chipre,
Perfumada como os óleos sírios,
Brilhante como as carruagens douradas
Nas planícies egípcias
Pelo banco de areia
do Nilo azul-turquesa,
Um coro das Ninfas mais belas
cantam um hino à tua beleza.
Com reverência nós pedimos
pelo dom da graça.

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Traduzido e publicado aqui com a permissão prévia do owner do site.

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